segunda-feira, 12 de agosto de 2013

FALA DA VEREADORA IARA NESTA SEGUNDA FEIRA, 12 DE AGOSTO, NA CÂMARA DE VEREADORES DE SANTIAGO

''Boa tarde a todos: Vereadores, ouvintes da FM Nova 99 e pessoas presentes.

Na sessão do dia 05, foi votado pelo legislativo proposição para criação de uma Comissão Temporária de Investigação específica para tratar das questões que envolvem o Hospital de Santiago. A maioria dos Vereadores votaram pela rejeição da proposição. Quanto à decisão tomada pela maioria, só cabe agora, a sociedade aceitar. No entanto, quero avaliar a série de acusações dirigidas a mim no exercício do mandato que fui eleita. Fui acusada de irresponsabilidade, atitudes inconsequentes, denuncista, manipuladora de opiniões, de fazer politicagem, de auto promoção, denegrir a imagem do parlamento, dentre outras infelizes colocações. PERGUNTO: Baseado em que foram feitas tais acusações? Desde o primeiro dia nesta casa, em cada fala, em cada atitude, sempre fui clara nas minhas intenções. Sempre frisei que não estou aqui para agradar ninguém e sim para fazer o trabalho que deve ser feito, dentro da minha ideologia e do que defendo. Cada um é livre para fazer as suas opções, e exerço minha liberdade de escolha, sempre priorizando as demandas da comunidade, agindo no que acredito ser em benefício do povo. Tenho um propósito. Nunca escondi. Busco mudança para esta cidade. Busco o exercício da cidadania em Santiago. Quero o benefício dos menos favorecidos. Ao contrário das acusações, não quero manipular opiniões, quero ouvir opiniões. Sejam contra ou a favor. Promoção pessoal? O que seria essa promoção pessoal? E para que eu precisaria disso? No mínimo, as acusações devem ser esclarecidas. A irresponsabilidade, inconsequência, politicagem é porque busco a mudança do horário das sessões da câmara, desejo de muitos santiaguenses? Ou é por ter ficado negativamente impressionada com tudo o que foi dito pelos trabalhadores da saúde e querer usar meu cargo à serviço dos devidos esclarecimentos? Que denuncismos fiz? Até agora só o que pedi foram investigações. E quanto à imagem do parlamento? É um absurdo pensar que alguém pode denegri-la. O parlamento enquanto representação da sociedade é quem vai determinar como será visto. Não serei eu a definir a visão da comunidade sobre a Câmara de Vereadores de Santiago. Não se iludam, Senhores, a idéia sobre nosso trabalho nesta casa é analisada pela sociedade na medida em que se sente representada ou não. Vou repetir a todos para que não haja dúvidas: estou vereadora para trabalhar pelas minhas convicções. Para discutir as diversas opiniões. Ser oposição ao atual modelo que governa a cidade. Sei que não posso agradar a todos e cada um é livre para gostar ou não do meu trabalho. Contudo, estou aberta à participação e avaliação de todos.
Quero dizer, ainda, à comunidade que não indiquei nomes para receber os títulos de cidadão Santiaguense e Benemérito. Considero os cidadãos homenageados dignos e merecedores. No entanto, penso que a sociedade deve ser ouvida, para que a expressão da vontade popular defina a existência ou não dessas titulações e ainda ela determine os critérios de escolha dos homenageados. Por ter esse posicionamento, deixei de fazer indicações. E levanto vários questionamentos:  na atual globalidade de vida, de mobilidade humana, o homem passa a ser cidadão do mundo. É importante diferenciar a cidadania municipal? A escolha deverá ser feita pessoalmente pelo vereador? Pela comunidade? Ou pelos bairros, fortalecendo o sentido de pertencimento àquela comunidade? Acredito, ainda, que o Poder Legislativo só deve fazer homenagens beneméritas em casos especialíssimos, sendo capaz de identificar na sociedade a expressão da vontade popular. 

Aos meus eleitores e simpatizantes quero dizer que não será a primeira, nem a última vez que enfrentarei o peso e a força do sistema. No caminho que já percorri, vi muitas coisas, umas boas outras nem tanto. Sou talhada na pressão e na adversidade e minha energia se refaz a cada possibilidade de concretizar os sonhos de transformação.''
Iara Castiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário