segunda-feira, 5 de agosto de 2013

PRONUNCIAMENTO DA VEREADORA IARA, NA SESSÃO DA C.V SANTIAGUENSE

Abaixo, pronunciamento da Vereadora Iara, realizado hoje, dia 05 de Agosto na Câmara de Vereadores de Santiago:

Boa tarde aos presentes, aos ouvintes da Nova 99 e aos Vereadores.
Na última sessão antes do recesso em 15 de julho, manifestei-me sobre questões que a meu ver, são extremamente importantes para toda a comunidade. Naquela oportunidade, fiz referência à fala do Sr. Milton Francisco Kempfer, da Federação dos Empregados da Saúde do Rio Grande do Sul, e à fala do Sr. Ruderson Sobreira Mesquita, Administrador do HCS. Na mesma ocasião pontuei, MAIS UMA VEZ, qual era minha linha de atuação no legislativo: A DEFESA DOS INTERESSES DA COMUNIDADE DE SANTIAGO, FISCALIZANDO, BUSCANDO SEMPRE PROTEGER OS BENS PÚBLICOS, E RESGUARDAR OS DIREITOS DA SOCIEDADE, ALÉM DE FAZER PROPOSIÇÕES E PROJETOS QUE  POSSAM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE.

Hoje, mais uma vez, volto a esta tribuna, para fazer um chamamento a meus pares. Especialmente após a reunião que foi realizada na Câmara, quinta feira, dia 1º de agosto, quando o Sr. Milton da Federação dos empregados na Saúde, o Sr. Airton, Presidente do Sindicato da Saúde de Santiago e a Sra. Rossana, Vice Presidente do Sindicato, prestaram esclarecimentos e responderam às perguntas dos Vereadores presentes.  Mais uma vez foram levantadas sérias questões que envolvem o HCS. Foi falado sobre importantes problemas no Pronto Socorro Municipal, sérios problemas nas relações de trabalho na Instituição, muitas dúvidas sobre questões administrativas, financeiras e casos concretos que podem ou não, serem enquadrados como ilícitos. NA ÚLTIMA SESSÃO, TODOS DEVEM LEMBRAR, REFERI QUE MINHA OBRIGAÇÃO COMO VEREADORA, é identificar e esclarecer todas as situações obscuras que envolvam à sociedade.  Portanto, buscar a total transparência sobre o que foi trazido nesta casa pelos Dirigentes Sindicais é o meu dever. Desta forma, PROPUS QUE FOSSE FORMADA COMISSÃO PARLAMENTAR COM O FIM DE ELUCIDAR OS FATOS.

AFIRMO, QUE NÃO PODE HAVER OMISSÃO DO PARLAMENTO NESTE OU EM QUALQUER OUTRO CASO DE RELEVÂNCIA PARA A SOCIEDADE. A MARCA DO PARLAMENTO NÃO PODE SER DE LENTIDÃO OU FALTA DE AÇÃO DIANTE DAS POLÊMICAS.

É preciso que o legislativo esclareça junto à Instituição de Saúde, qual o seu papel social e qual o tipo de gestão que desenvolve.  É uma Instituição privada? É uma Parceria Público Privada?  Fundação Público Privada? Organização da Sociedade Civil de Interesse Público? Como se institui a Filantropia nesta organização? Há mais de uma forma de Gestão na mesma unidade? A sociedade precisa saber com clareza.

O PODER PÚBLICO TEM O PAPEL CONTROLADOR EM QUALQUER QUE SEJA A SITUAÇÃO, BASTA QUE QUEIRA ASSUMIR ESSA RESPONSABILIDADE. A CONSTITUIÇÃO DIZ QUE O CONTROLE PÚBLICO ENVOLVE TUDO O QUE DIZ RESPEITO À SAÚDE HUMANA.
A permissividade criada com a ausência do controle efetivo não quer dizer que tornem ilegais contratos de gestão firmados. Mas há exemplos em muitos locais que a sociedade representada pelo legislativo, acabou compactuando com a imoralidade de contratos de gestão usados para burlar as regras de controle sobre os recursos públicos, justamente por isentar-se de fiscalizar.

 A estrutura física do HSC hoje está melhor do que no passado, não há dúvidas. No entanto, hoje, a aplicação de recursos públicos na Instituição é infinitamente maior do que no passado, isto  possibilita às diferenças nos espaços físicos, e investimentos em máquinas. Contudo, observo que há um clamor por melhorias e investimento nas relações humanas,  nas condições de trabalho, na preservação da dignidade e, especialmente, uma luta pela transparência e prestação de contas por parte da gestão da casa de saúde. Agindo com transparência e humildade, qualquer gestor não só trabalha melhor, como mais facilmente será apoiado e respeitado.


MAIS UMA VEZ REPITO A MARCA DO PARLAMENTO NÃO PODE SER DE LENTIDÃO OU FALTA DE AÇÃO DIANTE DAS POLÊMICAS. DA MINHA PARTE, ESCLAREÇO A COMUNIDADE, QUE ESTOU SEMPRE PRONTA A AGIR.


Iara Castiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário